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Como Realizar uma Análise Eficaz da Concorrência?



Umas das formas para você continuar caminhando para o sucesso da sua empresa é conhecer seus concorrentes e conhecer a si própria. Muitos empresários cometem o erro de esperar surgir um concorrente para investigar com quem estão competindo, quando isso deveria ser um ato frequente de investigação.


Uma análise da concorrência o ajudará a identificar os pontos fortes e fracos da concorrência, permitindo determinar quais produtos ou serviços você deve oferecer, como deve comercializá-lo e como se posicionar.


A análise é um processo contínuo e você pode obter informações sobre a concorrência visitando o site deles, lendo sobre seus produtos, observando-os em feiras e conversando com seus consumidores.


Abaixo estão quatro passos para que você possa analisá-los de maneira eficiente:


1- Identifique-os. Seu primeiro passo é identificar quem são seus concorrentes, aquelas empresas que atendem às mesmas necessidades que as suas. Avalie se são empresas inovadoras, se dominam o mercado, por que os clientes as preferem, etc.


2- Analise seus pontos fortes e fracos. É essencial que você analise quais são os pontos fortes da concorrência e quais são os vulneráveis. Investigue quais são as percepções dos clientes em relação a essa empresa. Se você quiser, crie uma tabela e a divida com os seguintes pontos: preço, valor, serviço, localização, reputação, experiência, conforto, publicidade, marketing, entre outros. Quando a tabela estiver pronta, avalie seus concorrentes e escreva seus comentários sobre os motivos dessa avaliação.


3- Preste atenção às oportunidades e ameaças. É importante que você identifique se a concorrência está preparada para enfrentar os obstáculos. Alguns exemplos de progresso ou estagnação podem ser categorizados por: desenvolvimentos tecnológicos, ações regulatórias ou legais, fatores econômicos ou até mesmo um possível novo concorrente.


4- Determine sua posição. Depois que a concorrência for identificada e com conhecimento de suas fraquezas e pontos fortes, é importante que você conheça sua posição diante delas. Realize uma análise SWOT (pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças) de seus negócios e avalie sua empresa nas mesmas categorias que você avaliou seus concorrentes. Isso o ajudará a ver como você está localizado, em quais áreas você deve melhorar e do que pode tirar proveito.


Se quiser uma ajuda adicional, entre em contato conosco.



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