top of page

A Solidão do Líder

Atualizado: 20 de nov. de 2019


O que está envolvido em ser um bom líder?


Segundo a definição do escritor James C. Hunter, ser líder é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem com alegria nos objetivos identificados para o bem comum.


Numa empresa de médio ou pequeno porte (PME), geralmente, o próprio dono comanda toda sua equipe buscando o binômio da liderança, ou seja, pessoas produzindo resultados.


Assim, muitos encontram dificuldade por não ter com quem trocar ideias com receio de eventualmente mostrar certa fraqueza ou insegurança. Passam a sofrer o que se chama de A Síndrome da Solidão, ficando isolados em suas atividades.


O problema não é o isolamento, e sim as consequências advindas, como decisões menos acertadas, angústias, insegurança ou depressão, inclusive o medo de errar. O líder precisa ter alguém para conversar, que o faça pensar em alternativas, que o ajude a não ter medo de errar.


E assim nasceu a figura do coach, para ajudar (ou treinar) o líder a conseguir mais em menos tempo. O coach é um treinador para o empresário ou para qualquer profissional. O coach ouve o líder com o compromisso de sigilo e estimulá-lo a escolher o melhor caminho. Não é o coach que escolhe o caminho, é o empresário.

Por esse motivo, o coach não precisa ser um especialista no ramo de atividade da empresa do líder, mas precisará conhecer as pessoas e o mundo dos negócios.


coach deverá ser um bom ouvinte e questionador, ter experiência e vivência para discutir com o empresário seus dilemas na condução e liderança da empresa. Deverá entender os objetivos do empresário, estimulando-o a encontrar as respostas que estão dentro dele mesmo.

Você, empresário, tem artigos semanais para buscar informações. Em nosso site falaremos sobre gestão empresarial de um modo geral. Assuntos como finanças, gestão do tempo, marketing, vendas, equipe, etc. Você poderá pedir sugestões, indicar temas a serem abordados e fazer suas críticas. Poderá entrar em contato direto conosco para tratar de algum assunto particular.

A partir de agora, você não precisará mais sofrer a síndrome da Solidão do Líder.




42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page