top of page

O "Cha" que todo empreendedor deve tomar.



O que não faltam em farmácias são chás de todos os sabores, não é verdade? Qual você gosta mais? E qual fará de você um empresário de alto desempenho?


Primeiro, vamos a uma breve reflexão:

O nível profissional, em geral, está muito baixo. Já percebeu isso ao ser atendido em alguma loja?

O nível dos que atendem refletem o nível da alta gerência, do empresário, do dono do negócio. Se existe uma cultura corporativa, ela não está sendo promovida e absorvida pelos que trabalham na empresa.

Isso acontece porque não tomam o CHA que tem o sabor de um profissional de alto desempenho.


Quer saber qual é esse CHA?


C = conhecimento

H = habilidades

A = atitudes


O que envolve tomar esse CHA e saboreá-lo corretamente?


Primeiro, você precisa do conhecimento necessário sobre o negócio. Por exemplo, conhecimento dos clientes, do mercado, das informações econômico-financeiras, técnico, concorrência, produtos, processos, marketing e vendas.


O segundo ingrediente de nosso CHA é o desenvolvimento das habilidades essenciais para saber usar o conhecimento. Elas são necessárias para se adaptar às pessoas, lidar com adversidades, liderar a equipe, solucionar urgências, analisar indicadores de desempenho, criar confiança, etc.

E, para completar há a necessidade de atitudes corretas que envolvem disciplina, dar 100% de si mesmo, assumir responsabilidades, agir pelo grupo, ter e concentrar-se num objetivo e seguir em frente.

Agora que você preparou seu CHA, segue uma dica. É uma ferramenta que chamaremos de LIKE BEST | NEXT TIME, ou poderíamos chamar de “o que fiz de melhor” e “o que posso melhorar na primeira oportunidade”.

Pegue uma folha de papel, trace uma linha vertical ao meio e escreva na coluna a esquerda LIKE BEST e na coluna a direita NEXT TIME.

Como título, você usará cada ingrediente do CHA. Então, numa folha você terá conhecimento, e, nas colunas, anote o que está fazendo de melhor (Like Best) e o que precisa ser feito na primeira oportunidade (Next Time). Acima, quando falamos sobre conhecimento, citamos algumas áreas em que ele é necessário. Você sabe de outras áreas?

Depois, dê uma nota entre 1 e 10 para cada item que você inserir, sendo 1 muito pouco e 10 como ideal.

Esse mesmo exercício você deve repetir para habilidades e atitudes. Depois, monitore-se diariamente. Algo do Next Time pode ir para Like Best? As notas do Like Best melhoraram? Faça isso regularmente, e você verá que, gradativamente, até aquilo que você considerou Like Best já será pouco perto do que está fazendo.


Poucos estarão dispostos a tomar nosso CHA e fazer uso da ferramenta Like Best | Next Time.

Bem, a história está aí para indicar que apenas uns poucos tornam-se empresários de alto desempenho. Alguns farão uso, só que não com a precisão necessária. A grande maioria não conhece esse CHA e há quem conheça, e não quer tomar.

E você, que tipo de empresário quer ser? De alto desempenho? Tome nosso CHA. Do your best.



59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page