Muitos empresários ainda não alcançaram seus objetivos iniciais desde que iniciaram suas operações.
Isso pode estar ocorrendo porque estão, demasiadamente, trabalhando NA sua empresa e não PARA sua empresa.
Darei, a seguir, 6 conselhos práticos que poderão revitalizar, ou melhorar, sua empresa:
1. Cuide das atividades que são realmente importantes no negócio.
Se você está trabalhando demais NA sua empresa, você não tem um negócio, tem um auto-emprego. (vide artigo "Você tem uma Empresa ou um Auto-Emprego?")
A fórmula da boa gestão é: o empresário controla a equipe, a equipe controla os sistemas e os sistemas controlam o negócio. O empresário precisa saber como administrar suas atividades e como posicionar-se como tal perante os demais.
2. Lembre-se: os negócios são um jogo.
Por que jogamos? Um jogo deve proporcionar diversão para nós. Assim, deve ser divertido, alegre, prazeroso ter um negócio. Se você não sente isso, venda sua empresa e arranje um emprego. Só que os jogos não são apenas diversão sem regras. Eles as tem. Nos negócios não é diferente. Você precisa de indicadores de resultados. Você está ganhando o jogo? Você tem indicadores financeiros, de vendas, de produtividade, etc.? Esses indicadores (placares) indicarão se você está ganhando ou perdendo e se o negócio vale a pena.
3. Tenha um plano.
O atual mundo dos negócios não permite mais que sejamos um Cristóvão Colombo moderno. Não podemos ter uma vaga ideia de onde estamos e uma remota ideia de onde queremos ir. Não podemos numa bela manhã decidir ter uma empresa, ou, numa sexta-feira a tarde, depois de uma semana estressante no emprego dar um basta em tudo e agora “vou abrir meu negócio e ganhar dinheiro para mim.”
É preciso saber, com exatidão, onde se quer chegar, saber onde se está no momento, dosar seus recursos para não se perder no meio da “viagem” e pedir conselhos a especialistas para orientar você a planejar, medir e monitorar seu progresso, garantindo, assim, seu êxito.
4. Fluxo de Vendas.
Nos negócios, a chave do êxito é ter um fluxo constante de vendas. O processo de vendas contempla 5 áreas: prospecção, taxa de conversão, número de vendas, ticket médio e margem de lucro. Ao aplicar, testar e medir estratégias inteligentes para essas áreas, haverá um fluxo constante de vendas e de lucros.
5. Seja proativo.
Tanto os gestores, quanto seus colaboradores, precisam ser proativos. Isso envolve ter consciência de sua capacidade, cada um sendo responsável por suas ações. Não pode haver lugar para os reativos que apenas culpam os outros pelos seus erros, ou por não alcançarem suas metas, buscando desculpas e fugindo das responsabilidades.
6. T.E.A.M.
Esta palavra em inglês não deve apenas designar uma “equipe”. Ela também é um acrônimo de Together Everyone Achieves More (Juntos Podemos Fazer Mais). Como fazer com que todos de uma equipe atuem “Juntos”? Há seis chaves:
√ Estabeleça e compartilhe sua Missão, Visão e Valores.
√ Defina objetivos comuns a todos.
√ Deixe claro quais são as regras do jogo.
√ Desenvolva um plano de ação.
√ Exija 100% de envolvimento e compromisso.
√ Apoie seus colaboradores ao tomarem decisões.
Se você não fizer algo diferente, seu futuro será igual ao seu passado e ao seu presente. Disse Albert Einstein: “Insanidade é fazer as mesmas coisas sempre do mesmo jeito e querer resultados diferentes.”
Aja agora. Revitalize sua empresa.
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